Os piores erros no planejamento de viagens

Viagem
Os piores erros no planejamento de viagens

Ao longo dos anos, milhares de viagens eram errado por uma infinidade de razões, mas que isso não te desanime. Familiares loucos e qualquer outro infortúnio não são páreos a uma viagem bem planejada.

Tendo dito isso, confira os piores erros no planejamento de viagens.

1. Não ter datas flexíveis

 

Pois é, isso pode te fazer gastar muito mais do que o que imaginou. Entendemos que nem sempre é possível ter datas flexíveis, já que as férias “gerais”, principalmente aqui no Brasil, são em julho, dezembro/janeiro, ou não podem ser escolhidas, ficando a cargo do empregador de cada um.

No entanto, se houver a possibilidade de determinar até 3 datas para viajar, fora de feriados, em baixa temporada, faça. Os voos ficam com valores mais acessíveis nas terças e quartas, e mais caras sextas e domingos, mas pode variar.

Se planeja viajar durante temporada de férias, se prepare para pagar mais ou opte por algum destino alternativo que seja mais vazio na época em que pretende ir.

A variação nas taxas também acontece no setor hoteleiro, as diárias durante a semana, até quinta, costumam ser um pouco mais baixas, e ainda mais fora de temporada.

Se possível, mantenha suas datas de viagem flexíveis.

2. Apenas uma pesquisa

Antigamente, não tão distante assim, era comum ir a uma agência de viagens para solucionar e organizar desde o transporte, hospedagem e mesmo passeios. Hoje, o que acontece com o advento da internet, são sites e mais sites que comparam valores e oferecem muitas vantagens.

Kayak, TripAdvisor, Booking, oferecem uma infinidade de oportunidades em voos e hospedagem.

Mas não dependa apenas disso, fique de olho nos sites de companhias aéreas. Sempre aparecem promoções de última hora.

3. Enlouquecer nas negociações

Sim, algumas pessoas se empolgam demais durante as negociações e acabam indo longe demais. Muitos acordos de viagem funcionam contra os consumidores, e é exatamente como alguns negócios aceitam ter certos tipos de promoção.

Desconfie de tickets ou passes que você provavelmente não usará. Também desconfie de descontos especiais ou ofertas exacerbadas de hotéis, cruzeiros ou até de pacotes de viagens que você não escolheria prontamente ou que excedam o valor que total que pretende pagar, ainda que tenha desconto ou alguma noite gratuita. Claro, parece que o seu dinheiro está valendo mais se você pagar menos que o valor original, mas se você ainda está pagando mais do que em um local igual e mais barato, qual é o objetivo?

4. Passeios X tempo

 

Se você já está gastando um valor considerável de dinheiro em sua viagem, não é possível se culpar por fazer seu dinheiro valer com itinerário extenso de passeios e visitas. No entanto, é fundamental deixar um tempo vago para coisas inesperadas que podem acontecer, como atrasos em voos, carro ou ônibus quebrado, e até para recarregar as energias.

Conexões de voos muito perto uma da outra são um grande erro.

Lembre-se que nem sempre as empresas operadoras que organizam viagens deixam tempo de sobra para os imprevistos e as conexões, então, é sua função ser mais realista e estabelecer o tempo adequado para fazer tudo sem pressa. Você está de férias!

5. Orçamento

 

Até pessoas que estabelecem um orçamento real para suas grandes viagens pode acabar sendo atacado por taxas de bagagem, taxas de serviço de quarto, por saques nos caixas 24h, aluguel de carro, internet, pagamentos locais, gorjetas, e outros pequenos imprevistos que se tornam grandes no final das contas.

A dica para evitar surpresas e ler atentamente o pacote de viagens que pretende comprar e ter claro o que está e o que não está incluso. Não deixe as frases “tudo incluso” e “grátis” te ludibriarem.

Não deixe que os contratempos afetem o seu orçamento bem planejado. Se possível, adicione de R$ 25 a R$ 50 por pessoa e por dia para as despesas extras. Se você deixar algum espaço para manobra em seu planejamento orçamentário para um gasto como, carregador, uma viagem de táxi, estará propenso a não se preocupar com suas despesas, e irá pagar por isso!

Comentários

Este artigo não possui comentários